terça-feira, 25 de novembro de 2008

Doações para Blumenau

As doações para Blumenau podem ser feitas:
1) Em dinheiro:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0411
C/C: 80.000-0
2) Alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, colchões, água e fraldas descartáveis: Fundação Pró-Família Rua Itapiranga, 368, atrás do Galegão.
Fonte:

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Argamassa ambiental para construção civil

11/06/2008
Agência FAPESP – O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgãos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), desenvolveram projeto de uma argamassa ambiental.

Segundo as instituições, trata-se de alternativa ecológica e econômica às 720 toneladas de resíduos finos (“pó de rochas”) lançadas mensalmente pelas serrarias de rochas ornamentais nos riachos e rios do município de Santo Antônio de Pádua (RJ).

O resultado prático do estudo dos dois institutos de pesquisa é a inauguração, nesta quarta-feira (11/6), da primeira fábrica de argamassa ambiental no Rio de Janeiro.

A empresa Argamil investiu R$ 8 milhões na instalação da fábrica em Santo Antônio de Pádua, e o Banco de Fomento do Rio de Janeiro (Investrio), R$ 2 milhões para viabilizar o projeto. A fábrica tem capacidade de produzir 1,24 tonelada por mês do produto.

Cetem e INT avançaram na pesquisa da argamassa ambiental a partir da utilização dos resíduos produzidos pelas serrarias que cortam, à beira dos rios, rochas conhecidas como pedras miracema e madeira, para aproveitamento em revestimento de pisos e paredes na construção civil.

A nova técnica, além de reciclar a água poluída, gera um resíduo sólido que, após secagem, pode ser utilizado na formulação da argamassa. Segundo o Cetem, a argamassa ambiental permitirá economia de outras substâncias minerais como a cal ou o calcário, que serão substituídos pelo pó de rocha na formulação da argamassa.

Mais informações: www.cetem.gov.br

Fonte: Agência Fapesp

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Delícias autênticas


No livro Produção de alimentos tradicionais: Extensão rural, pesquisadores da PUC de Campinas e da Unesp empregam teoria do pedagogo Paulo Freire para orientar pequenos produtores a certificação e valorização de seus negócios

02/06/2008 Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Produtos tradicionais, como os vinhos da Serra Gaúcha, as compotas do sul de Minas Gerais, a cachaça de Parati e o queijo da Serra da Canastra, têm sua qualidade amplamente reconhecida. Mas como transformar essa boa reputação em lucro para o pequeno produtor rural? Leia mais

terça-feira, 22 de abril de 2008

Brasil sedia lançamento do Ano Internacional do Planeta Terra

Evento tem a presença de cientistas da América Latina Brasília será palco do lançamento regional para América Latina e Caribe do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT).
A iniciativa, patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), objetiva divulgar, junto à sociedade, a importância das Ciências da Terra para o bem-estar comum e para um mundo sustentável, assegurando a utilização efetiva do conhecimento acumulado pelos milhares de geocientistas de todo o Planeta. Leia mais

quinta-feira, 10 de abril de 2008

1º Fórum Internacional de Sustentabilidade e Comunicação

Encontro, que será realizado nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília, contará com as presenças dos ganhadores das duas últimas edições do Prêmio Nobel da Paz, Mohammad Yunus e Rajendra Pachauri
Leia mais>>

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável são tema de Diálogos Capitais

Com a presença de especialistas e do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), encontro debate questões relacionadas à exploração de recursos naturais, experiências de práticas sustentáveis e fontes alternativas de energia

A revista CartaCapital promove no dia 10 de abril, das 8h30 às 18h30, no Rio de Janeiro, mais um Diálogos Capitais - série de eventos que discute, de forma independente e crítica, temas atuais e de relevância nacional com a presença de especialistas e formadores de opinião. Em pauta nesta quinta edição, “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, assunto em evidência em função da preocupação com os limites da exploração dos recursos naturais e da necessidade de se buscar alternativas de desenvolvimento compatíveis com a sustentabilidade do planeta. “Este é o segundo evento focado neste tema, que deve ser recorrente na nossa série devido ao crescente interesse que ele gera”, ressalta a publisher Manuela Carta.

Gerador de energia a ar é um dos projetos brasileiros que concorre a até 1 milhão de euros

Por um mundo melhor

Estaremos tratando aqui exclusivamente de sustentabilidade e comportamento. O mundo sustentável é feito de atitudes e bom-senso.
DNAtos Pensamentos, Palavras e Ações por um mundo Sustentável
Se você já tomou consciência de que é preciso mudar os comportamentos, pode falar sobre isso e agir de maneira a que as mudanças aconteçam.
De hoje em diante, um pouquinho por dia, nossas atitudes vão fazer a diferença