quarta-feira, 20 de maio de 2009

CONSUMO INSUSTENTÁVEL OU DESPERDÍCIO ?

Já defendemos diversas vezes que o problema não está somente em um desenvolvimento sustentável, e sim, no consumo sustentável. É simples, é ele que regula a produção.

Será que temos que culpar os países ricos (primeiro mundo), ou nós (Brasil), quase pobres e quase ricos? Nos países "ricos" é visível a poluição do ar, devido ao excesso de movimentação de veículos automotores. Nós os "quase pobre e quase ricos", estamos poluindo o nosso solo e subsolo, águas e destruindo a biodiversidade.

Vejam só, tudo que se enquadra nos "quase" está relacionado com a educação ambiental. Educação ambiental também é cobrar dos governantes uma tomada de posição em busca de soluções práticas e necessárias.

Quando ministramos aulas em especial na especialização em Gestão Estratégia de Gestão Ambiental, quando provocamos os alunos alguns querem relação de livros relacionados com direito, dentre outros. Simplesmente busco tranqüilizá-los de que cada um em sua especificidade pode contribuir mais do que aquele generalista.

Diante de águas poluídas, solos perdendo seus nutrientes quando são carreados pelas chuvas. Já imaginaram se teremos que enfrentar uma chuva ácida? Pelo que estamos notando em nossa forma de consumo insustentável através dos desperdícios não vai demorar muito.

Não sabemos se já estão exportando (os ricos) lixos altamente contaminantes para o nosso continente. Lamentavelmente e nada engraçado é forte gripe suína, oriunda de forma de criação de porcos no México que busca freneticamente abastecer o consumo insustentável. Resultado: criou-se algo que sofre mutações constantes. E para os apreciadores de Tequila bebida na fonte (México) vão ter que esperar essa onde passar.

O momento é propício para uma reengenharia em nossa forma de consumo, e, principalmente nos desperdícios. Nós os "quase" somos considerados um dos países que mais jogam comida boa na lata de lixo. É difícil de acreditar.

Não podemos permitir que nossa geração seja considerada a que mais desperdiça alimentos devido à um estilo de vida (consumo) que não nos pertence. Ou será que responderemos? Podemos desperdiçar porque produzimos muito? Resposta que beira a mediocridade. Só é comparada a pergunta que fizeram a um grande ladrão de bancos. Por que você rouba bancos? Sabem qual a sua resposta? "É porque lá que o dinheiro está".

Como sempre sugerimos: "AJAM PREVENTIVAMENTE".

www.direitoambiental.adv.br


Leia mais textos semelhantes clicando aqui



--
http://www.farolcomunitario.com.br