quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Dissolver dogmas e materialismo

De nada teria servido descobrir o fogo e a roda sem dar utilidade a isso. De nada adiantaria conhecer o alfabeto e os números e não se dar utilidade a isso. Porque razão então descobrir uma determinada linha de pensamento filosófico/espiritual e passar a vida inteira repetindo as frases de efeito sem dar utilidade a isso.

Insistimos ainda na discussão descrita na parábola dos Cegos e o Elefante

Todas as técnicas são fragmentos da Inteligência do Todo, ninguém "inventou" nenhuma delas e você precisa saber que a "salvação" não se compra, mas se constrói interiormente limpando os conceitos e preconceitos que estão inseridos em todas as religiões e caminhos conhecidos nos últimos milênios.

Insistimos ainda na discussão descrita na parábola dos Cegos e o Elefante.

Durante os últimos 45 anos eu passei estudando profundamente aquilo que no popular se denominam mistérios do mundo e a única conclusão a que cheguei é que tudo está falando a mesma coisa com linguagens apropriadas a cada cultura e época e que permanecer na pedagogia das metáforas e símbolos, rituais e dogmas é garantia de estagnação evolutiva.

A mudança necessária é: A partir da descoberta ou iluminação é preciso dar sentido prático sob o risco de inutilizar o benefício com o aprendizado.

Mas vamos a uma metáfora.

Lembra dos celulares nos sistemas CDMA/TDMA? Não adianta quão bons fossem os aparelhos, o sistemas não transmitem mais e a única alternativa foi trocar de aparelho/sistema.

Nas questões filosófico-espirituais é fundamental abandonar os determinismos e o materialismo para que se viva o espiritual de forma espiritual.

Querer encaixar o espírito no paradigma material tem sido um dos grandes motivos de nossa estagnação moral.

Enquanto que a tecnologia dá saltos quânticos e seu smartphone está aí para provar, as questões morais (não o moralismo) permanecem petrificadas.

Não basta ir ao momento religioso da sua crença em dias determinados da semana e não praticar os preceitos 24 horas por dia. E se esses preceitos não forem absolutamente em prol do bem estar geral, considere mudar.

Tenho visto espocando pela internet um sem número de técnicas e fórmulas prometendo a felicidade plena, a prosperidade e a saúde a preços módicos e ainda dentro do velho paradigma que separa.

A resposta é: Unidade e Todo inseparáveis. Não há nada para ser conquistado ou prometido, não há passado ou futuro e não há salvação ou coisa que o valha que venha de fora ou de cima. Tudo está dentro e mesmo "dentro" é só uma metáfora"

Se você está no desespero há "salvadores" aos montes esparramados por aí. O contato direto com a Fonte é gratuito e só depende da nossa vontade.

Não tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida | Freud

Esse tema não acaba por aqui, mas já serve de primeiro passo.